Saturday, September 30, 2006

Ser original

La de da says : não está correcto!


No no no says:

bem, pelo menos serias original


No no no says:

eheh, ou nem nisso, nem nisso...


La de da says:

Já reparaste que por cada maneira certa de fazer algo há milhões de maneiras erradas de o fazer?


La de da says:

Qualquer um pode ser original. Basta cometer erros.

Thursday, September 28, 2006

Volver






Mais um filme do Almodôvar. Mais um filme que não me prende completamente mas não me é de todo indiferente.

Calculo que a estratégia de deixar alguém na dúvida é uma excelente forma de fazer esse mesmo alguém voltar até nós.

Wednesday, September 27, 2006

Música vegetal

Hoje vi na Sic notícias uma entrevista com um senhor que fazia música vegetal. Esta música caracteriza-se por ser tocada inteiramente com vegetais que produzem sons.
Fiquei surpreso, logo eu que estava habituado a chamar música vegetal a toda a música asséptica, desprovida de personalidade e profundamente entediante. Pior .... já tinha gasto o termo.

Tuesday, September 26, 2006

Querido diário ...

Hoje passei o dia todo com o senhor Bernard Shaw. Apesar de ainda não saber todos os segredos do universo humano, ele ensinou-me que estes são muito divertidos e que fazem mais sentido assim. Porem, à noite, vi um filme chamado “the graduate” (1967), que consta em várias listas como um dos melhores 10 filmes de sempre. Não percebi o porquê desse facto, e ainda estou a pensar se perdi alguma questão existencial ou se não perdi mas não a achei suficiente (apanhei o hábito através dos filmes do Fellini). Os pais dizem que quando formos grandes vamos perceber as coisas. Fico contente, talvez então perceba.

Monday, September 25, 2006

Woody Allen tribute

Para estrear o primeiro vídeo no blog (agradecimento ao FL ) escolhi um tributo ao Woody Allen, revelando toda a minha parcialidade e fundamentalismo artístico. Muito obrigado.

Neste vídeo podemos ver declarações de “directores” de renome como Ingmar Bergman, Ron Howard, Spike Lee (muito engraçado) e Stanley Kubrick .

Sim

Ele disse-me que não confiava em nenhum político.
Confiante no método socrático, perguntei-lhe se confiava em si mesmo para não fazer tudo o que criticava nos outros humanos. Parou, ficou petrificado com um olhar de resignação e descoberta. Um minuto depois perguntou-me se eu achava que era no momento em que um homem tomava consciência deste facto que se tornava adulto. Respondi que não sabia, mas que como ser humano que sou, a resposta era sim.

Saturday, September 23, 2006

No direction home (2005)




























Bob Dylan
: [after just being told there was a man outside of the building declaring he was going to shoot him] Hey man... I don't mind being shot, I just don't dig being told about it.

Directed by Martin Scorsese

Martin Scorsese never met Bob Dylan.

Columbia/SME Records, Sony Music, and Bob Dylan's management gave Martin Scorsese access to its vaults, something Dylan has never given to any documentary filmmaker.

Friday, September 22, 2006

Natural born winner

One says:

é. é inteligente, rico, giro e cómico

Another one says:

just that?

One says:

sim .. “its as good as it gets”, não se pode ser mais nada na vida

Another one says:

hmm, parece-me insuficiente..

One says:

também a mim .. mas não fui eu que criei a vida

Thursday, September 21, 2006

Lucky me !!!















Aqui fica o vídeo que mais me tem divertido nos últimos tempos.
A ultra expressiva, irónica e explosiva "singer/songwriter" Sarah Slean

Aqui fica algumas recomendações artísticas da própria artista, onde estão incluídos, entre outros, Aldous Huxley(o meu preferido), Wim Wenders, Amália Rodrigues, Herman Hesse, Ted Hughes, Faulkner ...

Ps: Tenho de investigar sobre como se coloca os vídeos no blog ... lucky me !!!!

Wednesday, September 20, 2006

O anterior "eu"

Eu defendo sempre o meu lado da questão da forma mais exaustiva, apaixonada, metódica e convicta possível . Assim, quando, e se eventualmente mudar para o outro lado, ninguém me pode acusar de não saber porque mudei e porque argumento contra o meu anterior “eu”, considerando que o conheço melhor do que ninguém.

Tuesday, September 19, 2006

If i had it when i was still human ...

I want to go to bed

Monday, September 18, 2006

The sex diet

"A Sex Diet is NOT a "diet" based on depriving your body of certain foods. It is NOT meant to be undertaken with multiple partners (the benefits of sex are shown to be maximized in monogamous relationships. Using non-monogamous relationships for a Sex Diet can actually be detrimental). "

Penélope sabia bem porque tinha de esperar pelo seu marido.

Sunday, September 17, 2006

The remains of the day (1993)

















Um filme que é o paradigma da rectidão e do esforço sobre-humano por causas. Um filme sobre o que é não ceder ao sentimentalismo quando este vai contra os princípios que nos regem. Politicamente e sentimentalmente.

Friday, September 15, 2006

Não me confrontem

Não me confrontem. Dêem-me razão para eu me confrontar a mim mesmo.

Thursday, September 14, 2006

Register

I quit on knowing, now I just register.

Wednesday, September 13, 2006

Costumes próprios

Quando não tenho nada para escrever costumo dizer... “hoje vivi fora da minha mente”.

Tuesday, September 12, 2006

"Manhattan" in repeat

Aqui fica a minha introdução preferida de sempre. A introdução de um filme que nunca me canso de ver, ficando feliz por hoje em dia a fita da cassete já não se gastar e o dvd me permitir estes luxos...


Aqui, aqui , aqui ...

Monday, September 11, 2006

Talkers

Talker 1 says: Que provas de deus?

Talker 2 says: Não sei, sei que pelo menos em termos artísticos já percepcionei coisas que me deram a sensação de que a humanidade tocou a divindade. É provavelmente a forma contemporânea de ver Deus, visto que nesta altura as visões e milagres estão “fora de moda”.

Talker 1 says: Mas eu até sou um agnóstico militante. O sagrado existe, para mim sim, mas apenas num nível que quase ninguém entende, nem eu, por vezes.

Talker 2 says: Convém que exista, bolas, senão como justificávamos a existência da Kirsten Dunst ?

"with the lights out is less dangerous"

Passados 7 anos sobre os meus “teen years” ocorre-me finalmente o que Kurt Cobain podia querer dizer no refrão da canção “smells like teen spirit” . A frase “with the lights out is less dangerous” apresenta-se agora como um grito pos-moderno e anti-iluminista. Percebo agora a sua tendência para o niilismo e consequente auto-destruição. O rapaz estava bem informado, tão bem informado que se tornou credível.

Sunday, September 10, 2006

Original










O jornal “Expresso” traz esta semana um Dvd com o filme da Sofia Coppola “Lost in translation”. Ao olhar para o Dvd relembrei que este tinha ganho o Óscar para melhor argumento original, o que não me surpreende, afinal de contas, um homem dorme com uma mulher e nada (sexualmente falando) acontece. Não me consigo lembrar de nada mais original do que isto.


PS: Acrescente-se que a mulher é a Scarlett Johansson e a originalidade atinge picos assombrosos.

Saturday, September 09, 2006

5ª vez? 45ª vez? 3498ª vez?

A partir de que altura a repetição de algo faz com que esse algo deixe de ser passível de ser objectivado e se torna numa massa abstracta?

Friday, September 08, 2006

A identificação

Person with nothing to do with its time 1 says: Só procura tragédia na arte quem não a tem efectivamente na sua vida. Quando passamos a ter tragédia na vida real queremos o contrário na arte .. para nos equilibrar. Assim como um doente em fase terminal não quererá ouvir canções sobre morte ou um pai com um filho deficiente não quererá gastar o seu tempo livre a olhar para arte onde pessoas com deficiências são representadas.

Person with nothing to do with its time 2 says:
Penso que em parte se passa assim de facto, mas nem sempre.. por vezes procuramos na arte a extensão daquilo que estamos a viver.. de outra forma porque é que a identificação seria um conceito tão discutido na arte?


Person with nothing to do with its time 1 says:
A identificação passa muito por aquilo que nós queremos ver de nós próprios e que não tem necessariamente correspondência com o real.

Thursday, September 07, 2006

Maybe...

Maybe we love better the ones that we can’t have

O humor

Person 2 says : o humor não foi distribuído equitativamente, assim como tudo o resto.

Person 1 says: É natural, o problema dos esquerdistas ferrenhos é que se levam demasiado a sério. O mais perto que a esquerda chegou do humor foi com o Groucho Marx, mas apenas porque ele se chamava Marx.

Wednesday, September 06, 2006

O principio da especialização como verdadeiro conhecimento.

“Camilo Pessanha compunha e guardava na memória todas as suas poesias, escrevia-as apenas quando levado a isto por imediato motivo sentimental ou para as dar ao público. “
“A memória de Camilo Pessanha era uma estranha faculdade. Incapaz de fixar o caminho da Sé até ao Rossio, tinha de cor todos os seus poemas e muitos outros daqueles poetas que admirava. Mas essa memória, dos seus versos, não era metódica nem tinha um consciente fito de guardar as obras feitas e sempre vivas no seu mundo interior. Era apenas a forma de viver mais intensa ou mais íntima e constantemente a sua poesia.”


João Castro Osório numa introdução crítico-bibliográfica inserida numa das edições da obra de Camilo Pessanha, a “Clepsidra”.

Tuesday, September 05, 2006

Don't worry

He met his old ex-girlfriend on the street by accident. When he saw the surprising look on her face, he said …

“Don’t worry my lifetime love, I still hate you.”

Monday, September 04, 2006

Actores

O filme do Ingmar Bergman chamado “O sétimo selo” tem uma cena onde a morte surge para matar um actor, este, em desespero de causa, tentando ser poupado, pergunta à morte:

“ não há excepções para actores?”

É, na minha opinião, uma das metáforas mais fortes e mais bem conseguidas que vi nos últimos tempos (sim, eu vejo poucas coisas na vida), apenas e só porque sinto que todos nós somos actores em relação à vida e consequentemente, à morte. Todos os dias levantamo-nos da cama, saímos de casa, vivemos a nossa vida ignorando o pensamento de que não somos imortais. Vivemos bem com isso e ainda fazemos filmes de argumentos bélicos quando o empregado do banco a que fomos não nos recebeu com um sorriso nos lábios.

Saturday, September 02, 2006

Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera (2003)
















Filme coreano não recomendável a entidades hiperactivas, mas para quem se especializou em contemplação crónica e simpatiza com a teoria da vida cíclica de Nietzsche é uma alegoria budista a registar.

Written and directed by Kim Ki-duk

Quando “continental” significa “França”

Vi esta cena por acidente numa série britânica cujo nome desconheço. O senhor disse “continental”, mas a tradução para português apresentou uma interpretação mais lógica nas legendas... França.


Uma cena entre 2 homens ingleses.

Um homem pensa que outro homem está acompanhado por uma amante mais nova quando o vê entrar com uma jovem mulher, mas que na realidade é apenas a sua filha.

O primeiro homem pergunta de uma forma maliciosa ao homem acompanhado :

“como a conseguiu?”

Este responde

“Ora, dormi com a mãe dela. “

O primeiro retorquiu

“Dormiu com a mãe dela??? Isso é um estilo muito continental”

Friday, September 01, 2006

Skills

Everyone is very good at something …

Some are very good at management, some are very good at playing football, some are very good at loving other people, some are very good at looking at the ceiling, some are very good at counting cars on the streets, some …

Whether we are good at something recognizable by the society or not, welcome to the amazing world of master skills.

eXTReMe Tracker