Monday, December 18, 2006

Suspeitas

Li na “actual” que vai ser lançado uma compilação de filmes de Luchino Visconti para o natal. Naturalmente, o filme “O leopardo” está a encabeçar a lista.
O mote desse filme era “Tudo muda para ficar na mesma” . É caso para dizer que há mais filmes dele para ver, mas o mais provável é que eu obtenha o mesmo que obtive com o “O leopardo”... Quatro horas de tédio.
Mesmo assim acho que vou arriscar e ver o “Morte em Veneza” para ver como o romance de Thomas Mann foi adaptado. Mas se alguém me quiser aconselhar a não o fazer, ainda vai a tempo, não vai ser difícil fazer-me acreditar nos motivos...

2 Comments:

Blogger Miss K. said...

Espero ir a tempo de te pedir para que vejas "O Leopardo" outra vez... É um filme fantástico, com interpretações brilhantes, como não gostaste? Foi pela duração?

Bem sei que gostos não se discutem, nem foi por isso que aqui vim, mas dá-lhe uma chance. Vais ver que não te arrependes...

Atenção: as frases anteriores foram escritas por uma cinéfila inveterada, apaixonada por filmes clássicos! ;)

12/21/2006 4:19 PM  
Blogger the visitor said...

Olá Miss K. Bem sei que os gostos não se discutem, apesar de estes serem discutidos desde que o homem é homem, por isso, se calhar, não sei, talvez eles se discutam :P
Não vou dar uma segunda hipótese ao “gatopardo” (como carinhosamente lhe chamo) porque o que eu não gostei no filme dificilmente terá redenção. Bem sei que é um sacrilégio ir contra filmes que a crítica elege como fundamentais, mas a razão porque não gostei do filme nada tem a ver com a duração, a duração apenas prolongou aquilo que não gostei. Apesar do contexto histórico do filme e do que representa, achei que o filme envelheceu mal. Achei os diálogos pouco interessantes (havia diálogos?), a historieta de amor é uma piada (se calhar era mesmo uma piada e eu não percebi), não achei que o filme tenha planos ou imagens particularmente sublimes ( ainda arranjo palavras bonitas para esta descrição) e, mais importante, achei o filme chato. A chatice é impossível de ser definida ou explicada porque quando tento definir a chatice sinto-me sempre entusiasmado, como tal, não sendo um defensor absoluto da coerência, tento não me vender em demasia ao pós modernismo.
Eu posso não querer ver o filme outra vez, mas se tiveres uma visão completamente diferente do filme, terei todo o gosto em ouvir, nem que me relates o filme que tu viste na tua cabeça, que não tenho duvidas que terá sido melhor do que o próprio filme ehheh

12/25/2006 3:46 AM  

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker