Tuesday, December 05, 2006

A carta

Carlos não pestanejou. Acabou por enviar uma carta em vez de escrever um mail. “O papel precisa de reaver o seu estatuto” era uma das suas reivindicações morais supérfluas. A carta era destinada à sua namorada da qual se apartou porque precisou de ir trabalhar para outro ponto do país. Aqui fica o conteúdo da carta...

Querida .....

Há já bastante tempo que não te vejo, não me lembro de quanto tempo exactamente, mas acho que o tempo existe precisamente para não ser lembrado, senão o tempo dava-nos tempo para parar e pensar, mas mesmo quando se pára para pensar no tempo já estamos a gastar tempo que depois nos poderá fazer falta e depois acabamos a pensar nesse tempo que não aproveitamos para fazer coisas mais úteis gastando assim mais tempo até nos entregarmos ao movimento descendente num cone que nos levará ao niilismo, e eu não quero dar razão a alguns senhores pensadores que andam por ai.
Espero que estejas bem. Sei que sempre me disseste que estar bem é relativo. Estamos bem comparado com alguém que morre de fome ou com alguém em doença terminal, mas é muito mais simples estar mal. Estar mal não requer arte, é tão simples tão simples que em último caso podemos sempre argumentar que o tipo que está a sofrer está a ter mais provas de vida através da dor do que nós, e de que o que está a morrer está com muito mais sorte porque nós vamos ter de andar por cá a entediar-nos com a nossa vidinha e ele não.
Gostava de saber o que tens feito. Será que ainda continuas a alegar que o Brad Pitt não é objectivamente bonito e que é apenas um produto de marketing americano? Se isso for verdade, eu bem olho à minha volta e vejo que não sou americano. A objectividade da beleza não é portuguesa, é apenas americana, aliás, como tudo o que nos chateia por ser intocável.
A minha vida não tem muito para contar. Passo o tempo em casa a ler livros de auto ajuda e livros que dizem que os livros de auto ajuda não têm utilidade, estou a ver qual dos 2 apresenta argumentos mais fortes para definir um caminho para a minha vida, ou o caminho da auto ajuda ou o caminho da auto criatividade. Tantos “autos” só ficam bem a um narcisista como eu.
Por vezes vejo as paredes a aproximarem-se, por vezes elas afastam-se, por vezes mudam de cor e adquirem padrões inusitados. Acho que devia parar de olhar para elas. Matizar o meu estado de espírito torna-se num dilema crescente. A minha vida é neste momento um enorme buraco negro do qual não consigo sair, estou cada vez mais deprimido porque não me sinto deprimido o suficiente para o que devia estar dado a nulidade em que a minha vida de tornou, é no mínimo justo que eu esteja deprimido diplomaticamente, categoricamente e institucionalmente (vivam os advérbios de modo) na proporção da gravidade apresentada. Tu costumavas ajudar-me a chegar a esse ponto de depressão e eu sempre lhe atribui, erroneamente, um carácter negativo.
Esta carta já vai longa. Espero que esteja tudo bem contigo e que possamos encontrar-nos em breve.
Saudades. Beijos.
Carlos


Ela não voltou a contactar com o Carlos. Naturalmente.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker