Friday, November 24, 2006

Scoop - Woody Allen








Sabendo-se que sou dos maiores apreciadores (que vive em Lisboa e arredores) do Woody Allen , estando mesmo disposto a lutar até à morte por esse epíteto, não consigo esconder que Scoop não é uma obra prima. Todas as marcas do Woody Allen estão lá, o que nunca poderia fazer do objecto em causa um mau filme, no entanto ele não apostou particularmente na densidade, nas piadas ou na profundidade do mesmo.

O Woody entra como actor e quando assim é a piada está garantida, umas vezes mais, outras vezes menos, se neste caso for menos, não quer dizer que não me consegui rir com várias intervenções. Convenhamos que quando ele diz para a personagem da Scarlett “you are an incredible human being and a credit to your race”, a verosimilhança do piropo é o próprio piropo (não sei bem o que isto quer dizer, mas soa bem). Numa festa, ao perguntarem-lhe qual a sua religião ele responde “I was born of the Hebrew persuasion, but I converted to narcissism.”, ou ao falar do porquê de ser magro ele diz “I don't need to work out. My anxiety acts as aerobics.” , e eu só posso agradecer pela identificação (apesar de não ter nascido da persuasão hebraica e de não ir a festas sem uma arma).

O argumento é interessante e até termina com algo que poderia ser uma visão curiosa do after life , de que o depois da vida não é nada mais do que a continuação do conceito da vida (não sei se fique contente ou triste com isso). Por vezes parece que já vi algumas daquelas cenas em “manhattan murder mystery” mas quem é que se importa (tirando talvez alguns críticos de cinema) ?

Irei revê-lo porque um filme do Woody Allen nunca fica completo ao primeiro visionamento e provavelmente irei ter uma visão diferente da que tenho agora, mas não a irei escrever porque não quero que toda a gente pense que não faço mais nada, afinal de contas, há sempre a remota esperança de que ainda possa ter uma vida para além disso, assim como se espera que o Woody tenha vida suficiente para nos trazer anualmente um filme novo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker