Monday, April 23, 2007

Memorial


No sábado acabei por ver “Kurt Cobain About a Son” no festival Indie Lisboa. Agora que estou com os pés para a cova percebo porque é que aos 16 anos me senti tão fascinado com o singer/songwriter em causa. Nunca gostei especialmente do “grunge” mas sim de Cobain (o meu mau feitio de gostar de individualidades e pouco de grupos), aos meus olhos ele era o “grunge”, as outras bandas eram mais ou menos radicais, mais ou menos teatrais, mais ou menos distópicas, mais ou menos de índole capilar, mais ou menos irrelevantes para mim. É verdade que hoje em dia raramente ouço Nirvana (tirando em acontecimentos episódicos). No entanto este filme fez-me perceber, de um ponto de vista mais racional, o que eu gostava instintivamente na puberdade. A luta pela identidade, o esforço para tentar gostar de pessoas, o esforço para tentar deixar de gostar de pessoas, o culto pela excelência mesmo que esta surgisse em forma de caos, a força artística que coabitava o mundo físico e intelectual, a existência de uma simplicidade que não se pode ser ensinada, a culpa, e principalmente a sofreguidão com que não se quer deixar cair os porquês.
Dito isto, resta dizer que o filme contém a voz de Kurt a explicar muitos dos seus sentimentos em relação à vida que leva e que levou. As imagens tentam ilustrar os seus pensamentos sem cair na tentação de mostrar o que seria mais óbvio, as imagens dele. Não há uma única música de Nirvana no filme, o que o torna ainda mais interessante, focando-se em absoluto na voz falada e no seu significado.
Reminiscências.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker