Saturday, November 10, 2007

Placebo

É pena que seja tão caro, tenho saudades de fazer psicanálise.

Para quê?

Para me conhecer melhor, ora.

Gostas de placebos, estou a ver.

Placebos? A Psicanálise não é um placebo, é a busca do conhecimento do nosso eu, permite-nos saber melhor quem somos e quais são os nossos limites, tu sabes perfeitamente disso.

E resulta, ficas a conhecer-te melhor?

Acho que sim

Excelente, então o placebo é eficaz.

Não é um placebo, bolas, é algo muito concreto, é o assimilar de conhecimento sobre o que nós somos por detrás do que aparentamos ser.

E o que é o conhecimento?

Ora, é a informação que obténs sobre ti mesmo.

E quem te garante que essa informação é correcta?

Ninguém, não há certezas absolutas, mas temos de acreditar em algo sobre nós.

Acreditar em algo perfeitamente axiomático, com poucas ou nenhumas provas empíricas estáveis, apenas pela utilidade e benefícios da crença, parece-me, em si mesmo, uma excelente definição de placebo.

Não se pode falar contigo.

1 Comments:

Blogger FL said...

A psicanálise não é um placebo. É a crucificação das mães.

11/13/2007 12:28 AM  

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker