Wednesday, November 23, 2005

Elizabethtown 2












Depois de ter algumas discussões em relação ao filme, confesso que fiquei deveras intrigado. O filme está longe de ser consensual, havendo inúmeras criticas a alguma facilidade de soluções do próprio. Eu não acho. Apesar de achar o actor principal um pouco inexpressivo, esse facto acaba por prejudicar pouco o filme, visto que a personagem da Kirsten Dunst é absolutamente vívida e tudo o que de importante se passa acaba por usar apenas o actor principal como suporte para que os movimentos exteriores se sucedam. Achei o universo emotivo bem elaborado, de uma delicadeza presente, com uma certa dose de romantismo potenciado mas também com uma dose de pragmatismo que faz com que o universo imaginado não ultrapasse o limite do verosímil.

A vertente musical do filme é bastante importante para a sua percepção, evidenciando ai um bom gosto que se estende ao resto do filme. As referências Jeff Buckley, Ryan Adams, Rufus Wainwright, Tori Amos, entre outros, criam o mundo cinematográfico onde eu queria viver.

Penso que é fácil confundir uma simplicidade romântica com algo “lame” ... mas neste filme, este segundo termo não tem realmente uma aplicação efectiva, e o primeiro termo, quando conseguido, tem uma força inebriante. (visto deste lado do mundo)

PS: Tenho pena do uso de alguns clichés poéticos, como o lançamento através da janela do carro dos restos mortais de alguém , mas, de qualquer maneira, quem disse que não se aprende nada com os clichés? Sim , sim , sim, o filme tem fragilidades , mas ...


2 Comments:

Blogger Blondie said...

é impossível ficar indiferente a este filme... faz reflectir sobre a vida.. é de uma ternura estonteante, inibriante... é doce... mas ao mesmo tempo acorda-nos para a visão da nossa própria condição...

7/20/2006 1:22 AM  
Anonymous Anonymous said...

Hey what a great site keep up the work its excellent.
»

7/22/2006 2:05 AM  

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker