Cristina Branco
Ao descobrir este projecto musical português percebi imediatamente que estava perante um conjunto de músicos experientes com intenção de fazer algo que levasse o fado para outras direcções que não a que nos é geralmente oferecida, e que é normalmente constituída por soluções relativamente previsíveis e tradicionalistas. O projecto da Cristina Branco continua a ser um projecto de fado, mas a inclusão do piano clássico misturado com a guitarra portuguesa cria uma nova cor e uma sonoridade que torna todo o universo sonoro menos definido e indubitavelmente mais amplo, criando uma contemporaneidade evidente. As letras recriam o universo tradicionalista português, com a nostalgia e o assombro emocional elevado a pontos intocáveis.
“Sensus” é um algum musicalmente mais próximo de um fado com saídas mais tradicionais, destaca-se por que ser um álbum com conteúdos líricos onde o sexo é abordado de uma forma explícita e evidentemente emocional, o que, para mim, tornou a ligação emocional ao disco mais difícil de ser concretizada, o sexo explícito e as suas extensões emocionais, quando cantado, ainda me fazia sentir num universo onde o meu ar tinha de se adaptar ao nu (a palavra é apropriada) da questão.
“Ulisses” é o álbum que verdadeiramente me prendeu, tirando as 2 primeiras músicas (uma espanhola e uma com sotaque brasileiro assim como com a consequente gramática) que na minha opinião são verdadeiros erros de casting, o resto do álbum é absolutamente notável, onde até uma versão do clássico “case of you” da Johnny Mitchel marca presença de uma forma brilhante.
A voz de Cristina Branco , ao contrário de muitas novas caras femininas do fado destaca-se porque não é afectada pelo tiques hiperbólicos que a tentativa de cantar fado muitas vezes traz e esse caminho revela uma voz aparentemente sincera, com uma cor própria, sem precisar de um “look” extravagante ou de repetir a palavras “Fado” a cada refrão de forma que os estrangeiros possam identificar o estilo imediatamente, para que possam cataloga-lo e comprar o álbum num processo semelhante ao reconhecimento do enredo de uma telenovela barata.
O desejo de a poder ver actuar ao vivo é intrinsecamente crescente.
1 Comments:
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